Aula XII – Técnicas de análise de dados –Análise de Conteúdo
Metodologia da Pesquisa emEnsino de Ciências I
Campo da Análise do Conteúdo
Campo da Análise do Conteúdo
Campo da Análise do Discurso
Campo da Análise do Discurso
Análise do Discurso vs Análise de Conteúdo
Análise do Discurso vs Análise de Conteúdo
paulorosa@dfi.ufms.br
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Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof.Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino deCiências - UFMS
Discurso
Discurso
Condição de produçãodo discurso
Condição de produçãodo discurso
Conteúdo dodiscurso
Conteúdo dodiscurso
Conteúdoexplícito
Conteúdoexplícito
Conteúdoimplícito
Conteúdoimplícito
Ideologia
Ideologia
O que o discursotenta legitimar?
O que o discursotenta legitimar?
O que éafirmado ?
O que éafirmado ?
O que não édito?
O que não édito?
Análise de Conteúdo
Análise de Conteúdo
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Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof.Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino deCiências - UFMS
Estamos interessados em analisar asasserções que estão no discurso(explícitas ou implícitas).
Estamos interessados em analisar asasserções que estão no discurso(explícitas ou implícitas).
O que não é dito pode ser tãoimportante quanto o que é dito!
O que não é dito pode ser tãoimportante quanto o que é dito!
Análise do Conteúdo – Uma possível definição (Bardin)
Análise do Conteúdo – Uma possível definição (Bardin)
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Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof.Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino deCiências - UFMS
Um conjunto de técnicas de análise das comunicaçõesvisando obter, por procedimentos sistemáticos eobjetivos de descrição do conteúdo das mensagens,indicadores (quantitativos ou não) que permitam ainferência de conhecimentos relativos às condições deprodução/recepção (variáveis inferidas) destasmensagens.
Análise de Conteúdo Categorial
Análise de Conteúdo Categorial
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Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof.Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino deCiências - UFMS
Baseada na Construção deCategorias
Baseada na Construção deCategorias
São os elementos  queservem de estrutura aoconhecimento científico.
São os elementos  queservem de estrutura aoconhecimento científico.
Elas orientam opensamento no sentido daprocura de solução denovos problemascientíficos.
Elas orientam opensamento no sentido daprocura de solução denovos problemascientíficos.
Na dialética, as categoriasconstituem o instrumentobásico de produção deconhecimentos.
Na dialética, as categoriasconstituem o instrumentobásico de produção deconhecimentos.
Elas exprimem formas, domodo de ser, não sãocriações arbitrárias dopensamento.
Elas exprimem formas, domodo de ser, não sãocriações arbitrárias dopensamento.
Cada época histórica engendra assuas categorias e também suasformas de apreensão.
Cada época histórica engendra assuas categorias e também suasformas de apreensão.
O pensamento tem queaprendê-las e sistematizá-las. Portanto, elas já existemna realidade.
O pensamento tem queaprendê-las e sistematizá-las. Portanto, elas já existemna realidade.
Análise de Conteúdo Categorial (cont.)
Análise de Conteúdo Categorial (cont.)
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Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof.Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino deCiências - UFMS
O processo de conhecimento irá explicitá-las, articulando-as aomovimento do pensamento, indo das mais gerais às maissimples, que captam a singularidade dos fenômenos,possibilitando assim a explicitação dos conflitos e contradiçõespresentes nos mesmos.
O processo de conhecimento irá explicitá-las, articulando-as aomovimento do pensamento, indo das mais gerais às maissimples, que captam a singularidade dos fenômenos,possibilitando assim a explicitação dos conflitos e contradiçõespresentes nos mesmos.
Análise de Conteúdo Categorial (cont.)
Análise de Conteúdo Categorial (cont.)
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Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof.Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino deCiências - UFMS
Categoria
Categoria
São a posteriori
São a posteriori
Existem no discurso e nãona cabeça do pesquisador
Existem no discurso e nãona cabeça do pesquisador
Análise de Conteúdo Categorial - Método
Análise de Conteúdo Categorial - Método
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Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof.Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino deCiências - UFMS
Método
Método
Outros tipos de análise de conteúdo – Análise de Avaliação
Outros tipos de análise de conteúdo – Análise de Avaliação
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Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof.Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino deCiências - UFMS
Análise de Avaliação
Análise de Avaliação
Atitudes ou opiniões.
Atitudes ou opiniões.
A direção da opiniãoexpressa
A direção da opiniãoexpressa
A intensidade
A intensidade
Pode concordar ou não,ser a favor ou contradeterminada posição.
Pode concordar ou não,ser a favor ou contradeterminada posição.
Expressa o grau deconvicção com aopinião emitida.
Expressa o grau deconvicção com aopinião emitida.
O discurso produzidotraduz na sua estrutura aopinião que o sujeito queo produz tem a respeitodo assunto
O discurso produzidotraduz na sua estrutura aopinião que o sujeito queo produz tem a respeitodo assunto
Outros tipos de análise do conteúdo – Análise de Avaliação (cont.)
Outros tipos de análise do conteúdo – Análise de Avaliação (cont.)
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Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 12 Prof.Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino deCiências - UFMS
Método
Método
Seleção dosenunciados
Seleção dosenunciados
Normalização dosdos enunciados
Normalização dosdos enunciados
Os Objetos de Atitude(OA)
Os Objetos de Atitude(OA)
Os termos avaliativoscom significaçãocomum
Os termos avaliativoscom significaçãocomum
Os conectores verbais
Os conectores verbais
Codificação
Codificação
Nem todos osenunciadosparticiparão da análise.
Nem todos osenunciadosparticiparão da análise.
Objetos daopinião.
Objetos daopinião.
Termos queexpressamopinião.
Termos queexpressamopinião.
Verbos deligação.
Verbos deligação.
Classificação dosconectores comopositivos ou negativos..
Classificação dosconectores comopositivos ou negativos..
Outros tipos de análise de conteúdo - Análise de Enunciação
Outros tipos de análise de conteúdo - Análise de Enunciação
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Análise de Enunciação
Análise de Enunciação
O discurso se produzquando de sua enunciação.
O discurso se produzquando de sua enunciação.
Estrutura do discurso éparte do mesmo discurso
Estrutura do discurso éparte do mesmo discurso
Elipses, omissões,contradições expressamelementos do discurso.
Elipses, omissões,contradições expressamelementos do discurso.
O discurso não estápronto na mente doenunciador, mas écompletado à medida queo sujeito o constrói.
O discurso não estápronto na mente doenunciador, mas écompletado à medida queo sujeito o constrói.
Perspectivado desse modo, o discurso é, por um lado,uma atualização parcial de processos na sua grandeparte inconscientes e, por outro, a estruturação e astransformações provocadas pela passagem pelofluxo da linguagem e pelo outro.
Perspectivado desse modo, o discurso é, por um lado,uma atualização parcial de processos na sua grandeparte inconscientes e, por outro, a estruturação e astransformações provocadas pela passagem pelofluxo da linguagem e pelo outro.
Outros tipos de análise de conteúdo - Análise de Enunciação (cont.)
Outros tipos de análise de conteúdo - Análise de Enunciação (cont.)
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Outros tipos de análise de conteúdo - Análise de Enunciação (cont.)
Outros tipos de análise de conteúdo - Análise de Enunciação (cont.)
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Método
Método
Análise deEnunciação
Análise deEnunciação
Construção doCorpus daAnálise
Construção doCorpus daAnálise
Análise Temática
Análise Temática
O conjunto dosdiscursos sobre o qualse vai trabalhar.
O conjunto dosdiscursos sobre o qualse vai trabalhar.
Identificação noconjunto dos discursosde um conjunto decategorias definidos apriori.
Identificação noconjunto dos discursosde um conjunto decategorias definidos apriori.
Discurso é analisadocomo uma unidade,sem categoriasdefinidas a priori..
Discurso é analisadocomo uma unidade,sem categoriasdefinidas a priori..
Outros tipos de análise do conteúdo (cont.)
Outros tipos de análise do conteúdo (cont.)
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Análise deEnunciação
Análise deEnunciação
Análise da dinâmica doDiscurso
Análise da dinâmica doDiscurso
Análise do estilo doDiscurso
Análise do estilo doDiscurso
Elementos atípicos efiguras de retórica
Elementos atípicos efiguras de retórica
Fim da aula 12
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Pré-análise
Pré-análise
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Organização do Corpus
Organização do Corpus
Conjunto de documentos que será analisado
Exaustividade
Exaustividade
Pertinência
Pertinência
Homogeneidade
Homogeneidade
Representatividade
Representatividade
Os dados devem referir-se ao mesmo tema, serem obtidos por técnicas iguais e colhidos por indivíduos semelhantes
A amostra escolhida para compor o Corpus deve ser representativa do universo estudado
Toda a comunicação deve fazer parte do Corpus. Não cabe ao pesquisador selecionar com base em qualquer filtro a parte dos discursos produzidos que fará ou não parte da análise que seguirá
Exclusividade
Exclusividade
Um elemento não deve ser classificado em mais de uma categoria.
Os documentos precisam adaptar-se ao conteúdo e objetivo da pesquisa;
Pré-análise (cont.)
Pré-análise (cont.)
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Exploração do Corpus
Exploração do Corpus
Unidades de contexto
Unidades de contexto
Unidades de codificação
Unidades de codificação
São as unidades com base na forma como o discurso foi produzido. Por exemplo, a palavra, a frase, etc. são unidades de codificação
São unidades construídas em função do contexto no qual o termo ou enunciado aparece. Por exemplo, a palavra Ciência aparecendo sempre em contextos negativos, como a degradação do ambiente.
Categorização
Categorização
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Categorização
Categorização
Análise dos significantes(análise léxica, análisedos procedimentos).
Análise dos significantes(análise léxica, análisedos procedimentos).
Análise dos significados(ex.: análise temática).
Análise dos significados(ex.: análise temática).
Significados
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Esta é a fase da inferência.
Esta é a fase da inferência.
O analista de conteúdo buscaráexplicitar os significados contidosnos enunciados classificados nasdiferentes categorias identificadas.
O analista de conteúdo buscaráexplicitar os significados contidosnos enunciados classificados nasdiferentes categorias identificadas.