FILOSOFIA
PNLD 2015
Apresentação da área
A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD
O longo intervalo em que esteve ausente dalista de disciplinas obrigatórias do currículo doEM, trouxe, dentre muitas consequências, doisfatores inesperados:
Desorganização da área: não houve odesaparecimento de propostas didático-pedagógicas para o ensino de Filosofia no EM,mas a multiplicação de propostas alternativas edivergentes quanto a objetivos e meios.
Novos agentes: abriu-se um espaço para que orecente desenvolvimento pesquisa filosóficabrasileira pudesse se refletir com menosmediações na qualificação do conteúdo doslivros didáticos, bem como na elaboração denovas propostas didático-pedagógicas
A Filosofia no PNLD
2ª participação
Forte papel indutor e estruturador na área:
Princípios orientadores de propostas didático-pedagógicas convergentes quanto aobjetivos e alternativas quanto a meios
O livro didático deFilosofia
O que se espera:
3 condições básicas, além daquelas estipuladaspelos critérios comuns:
Princípio orientador
“No caso da Filosofia, esta se apresenta pormeio de um conjunto de temas e problemas,pela referência a uma longa tradição dedebates e textos e por um conjunto depráticas de leitura e argumentação, atravésdos quais se estimula a constituição daautonomia, da reflexão e da pluralidade deperspectivas sob as quais são consideradasdesde a experiência social imediata até oconjunto dos saberes estabelecidos”.
(Edital Anexo III, 3.2, p. 50-51)
Articulação equilibrada
Textos da História da Filosofia
Temas e ProblemasFilosóficos
Experiência social imediata
Conjunto de saberesestabelecidos
Capacidadeargumentativo-reflexiva
Perfil das obrasaprovadas
Dentre as obras submetidas, são as quepossuem as propostas didático-pedagógicasque melhor articulam História da Filosofia,abordagem temática e de problemas ereflexão sobre a experiência social do aluno,embora ainda possam ser muito aperfeiçoadasnessa direção;
Dentre as obras submetidas, são as quepossuem o melhor equilíbrio, entre rigorconceitual e apresentação acessível aoalunoado do EM.
Oferecem um leque mais amplo de escolha,possuindo qualidades diferentes, bem comolimitações específicas, que serão apontadas noGuia.
Avanços
Melhora geral da qualidade das obrassubmetidas;
Melhoria geral  da qualidade dosManuais do Professor;
Aperfeiçoamento de uma das obrasaprovadas na edição anterior;
Submissão de uma obra com propostainovadora(excluída por razões formais)
Desafios
Utrapassar os modelos “manualescos”;
Melhorar a qualidade dos conteúdos;
Ampliar e melhorar o uso dos textos da tradição filosófica;
Melhorar a relevância e a adequação das ilustrações;
Ampliar o espaço para as especificidades culturaisregionais;
Precisar melhor as propostas de interdisciplinariedadepossíveis no EM.
Aperfeiçoar sempre o equilíbrio entre o rigor conceitual ea apresentação acessível para o alunoado o EM.
Ferramentas indispensáveis
Resenhacrítica
Aprovaçãocondicional(falhaspontuais
O livro didático digital deFilosofia
das 13 (69%) obras submetidas eram de tipo 1, contendoum total de 498 OEDs (55,3 OEDs/obra).
68% dos OEDs pertenciam apenas duas das obrassubmetidas; as restantes continham em média 15,6 OEDs.
Critérios deavaliação
Os mesmos critérios daobra Impressa (Anexo 3,subitem (1) do item 2.1.8);
Utilidade/relevânciapedagógica (Item 4.2.12do Edital e Anexo 3,subitem (3) do item 2.1.8);
Falhas pontuais →ausência pontual delegenda ou referência;erros pontuais de grafia.
Procedimentos deAvaliação
O livro digital e o livroimpresso foram avaliadaspelos mesmos avaliadores(uma dupla para cadaObra);
Os OEDs foram avaliadosno contexto em queaparecem na obra.
Perfil das obras digitaisaprovadas
Poucos OEDs por obra;
Raros foram os OEDs desenvolvidosespecialmente para compor a obra;
Funções dos OEDs (ordem de frequência)
ilustrar (imagens, vídeos, slides-show,animações e hiperlinks)
ampliar o quadro de referências e deatividades(textos e hiperlinks)
entreter (jogos)
Desafios
Utilidade pedagógica → difícil de aplicar,o Edital não a define, e a área ainda nãodispõe de modelos que caracterizem essautilidade
Resolver a questão de como  ser“descartável” (a obra impressa pode seraprovada sem eles) e útil;
Alguns livros digitais estavam em umaplataforma de difícil navegação;
Os professores devem atentar para...
A adequação das opções e estratégias decada obra para o seu projeto didático-pedagógico;
O que é oferecido como material de apoiono Manual do Professor em relação às suasdemandas de aperfeiçoamento equalificação de seu didático-pedagógico;
A relação entre as qualidades e aslimitações da obra em função do seuprojeto didático-pedagógico.
Obrigada.