Projeto Piloto do LabPSTeste do FlipProjeto Piloto do LabPSTeste do Flip
Caliane Figuerêdo
cof@cin.ufpe.br
Paulo Borba
phmb@cin.ufpe.br
Primeiro projeto
Cliente
CIn/UFPE
Serviço
Teste da ferramenta FLiP
2
FLiP
3
Tela Flip.jpg
Módulo de aprendizagem do projetopiloto
4
Módulo de aprendizagem
Módulo de aprendizagem
Testes de Software:
Tipo:Funcional
Estágio:Sistema/Aceitação
Abordagem:Caixa preta
Execução: Manual
Projeto FLiP
Projeto FLiP
Módulos de aprendizagem
5
Módulo de aprendizagem
Módulo de aprendizagem
Testes de Software:
Tipo: Funcional
Estágio:Sistema/Aceitação
Abordagem:Caixa preta
Execução: Manual
Ferramentas
Ferramentas
Processo
Processo
Treinamentos
Treinamentos
Técnicas
Técnicas
Práticas
Práticas
Processo de Teste
6
AnalisarResultados
AnalisarResultados
ExecutarTestes
ExecutarTestes
ProjetarTestes
ProjetarTestes
PlanejarTestes
PlanejarTestes
GerenciarIncidentes
GerenciarIncidentes
Capacitação e Treinamento
Capacitação e Treinamento
Acompanhamento e Controle
Acompanhamento e Controle
Processo de Teste
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Planejamento
Planejamento
Planejar a estratégia de testes, cobertura, ambiente,definir a equipe, critério de saída dos testes,identificar riscos
Analisar requisitos, escrever casos de uso, revisar oscasos de uso, gerar casos de teste baseado emmodelo (MBT)
Executar os testes e registrar os resultados
Registrar e acompanhar os defeitos
Avaliar os resultados dos testes, cobertura, estratégiae critério de aceitação.
Projeto
Projeto
execução
execução
Gerenciamentode defeitos
Gerenciamentode defeitos
Avaliação
Avaliação
Pápeis
8
Gerente do LabPS
Especialista
Analista
De Testes
Gerente
de Testes
Aluno
Testador
LabPS
LabPS
Especialista
P
r
o
j
F
l
i
p
P
r
o
j
F
l
i
p
Cliente
Revisor deTestes
Cliente
Ferramentas
9
epm.jpg
eclipse.gif
TortoiseSVN.gif
testlink_logo_2.jpg
mantis_logo.gif
about_image
Especialistas
Leopoldo Teixeira – Flip/Twiki
Romulo Lima – Mantis
Gustavo Alves – Processo de Testes
Milton Campos – Testlink
Michelle Silva – Target
Laís Neves – Target
Helder Martins – SVN Mantis
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Treinamentos
Ministrados pelos especialistas
Disponibilizados na Twiki do LabPS
Realizados de acordo com necessidade do projeto
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treinamentos.jpg
Abordagem PBL
12
Contexto
Problema
Solução
Avaliação
Exemplo PBL
13
Contexto
Contexto
Registro de incidentes ad-hoc
Mudanças relacionadas aos incidentes (atualizações)
Coleta de dados dos incidentes, medições e avaliações
Problema
Problema
Dificuldade de gerenciamento dos incidentes
Baixa produtividade
Comunicação entre a equipe
Retrabalho
Exemplo PBL
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Solução
Solução
Mantis
Avaliação
Avaliação
Maior produtividade
Controle sobre os incidentes (criação, evolução e conclusão)
Redução de problemas de comunicação entre membros da equipe
Geração de dados para o acompanhamento (tracking) do projeto
Seleção dos alunos
Alunos de graduação em Ciência da Computação ouáreas afim
partir do 4° período
Alguns alunos receberão bolsas de IC
Mínimo de ano de permanência
20h semanais
15
Execução do projeto piloto
10 alunos
equipes:
Equipe (turno da manhã)
Equipe turno da tarde)
Divisão de papéis
1° ciclo de testes >> Sem divisão de papéis
2° ciclo de testes >> Com divisão de papéis
16
Aplicação dos treinamentos
17
Modelo PBL
Atividade 1 :  executar planilha de testes
Dificuldades: Identificar as dificuldades encontradas na atividade 1
Treinamento: Execução de testes com TestLink
Atividade 2 : executar testes no Testlink
Avaliar o resultado: verificar se o treinamento dado resolveu um ou alguns  dosproblemas ( dificuldades) identificados na atividade 1 e identificar os problemasda atividade 2
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Id
Situação
Dificuldades
Treinamento
Avaliação
1
Entregar a documentação doFlip e pedir aos alunos paraexecutar teste ad- hoc no flip(Atividade individual - 2h)
Trocar as anotações de casosde teste entre eles e pedirpara que eles façam umaanálise de como cada um feza sua tarefa (30min)
Falta de procedimentopara executar os testes
Execução de um mesmocaso de testes porpessoas diferentes(20min)
Processo de Teste(1h)
Para realizar testes deforma organizada eestruturada, obtermelhores resultados, épreciso seguir umprocesso. (10 min)
2
Pedir aos alunos paraplanejar um ciclo de testesfuncionais  para o Flip
(Atividade em equipe - 3h30)
Identificação dos testes
Definição da estratégia detestes (20min)
Planejamento detestes (2H)
O planejamento de testesconsiste na elaboração doplano de testes visandoidentificar os riscos ediminuir o esforço naexecução dos testes (20min)
3
Pedir os alunos para elaboraro plano de testes para o Flip,(Atividade em equipe - 6H)
Insegurança em relaçãoao conteúdo, a corretude,clareza e completude dodocumento de plano detestes (20min)
Revisão de testes(1h)
A revisão do plano de testesé o ultimo passo para aconclusão do plano de testese garante que a qualidade doartefato produzido (20min)
4
Revisar e concluir asatividade de planejamento, eimportar o plano de testespara o TestLink
 (Atividade individual e emequipe - 4h)
Importação do plano detestes
Entendimento daatividade deplanejamento dos testesno testlink (20min)
Planejamento detestes no TestLink(1h)
Testlink facilita oplanejamento egerenciamento dos testes(20min)
Artefatos
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Documento
Criado
Revisado
Autor
Notas
Sim
Não
Sim
Não
Plano de Testes
Equipe
Documento que detalha todaa fundação teórica eatividades de teste emdetalhe
Documento de especificação de Casos deUso da Target
Equipe
Especifica todos os casosde usos levantados para ageração dos testes
Planilha de Teste
Equipe
Contem a suíte de testes
Relatório de execução dos testes
Equipe
Documento que detalhatodos os dados referentesao resultados dos testes
Relatório de incidentes
Equipe
Documento que contem osdados de registro deincidentes
Cronograma
20
Atividade
Ano 2009
Agosto (Semana)
Setembro (Semana)
01
02
03
04
01
02
03
04
Refinar  a elaboração docronograma de treinamentos
Preparar ambiente de testes
Preparar material para aexecução do projeto
Selecionar os alunos
Iniciar as atividades do projetopiloto
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Caliane Figuerêdo
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