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FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EMADMINISTRAÇÃOMÓDULO DE MARKETINGFTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EMADMINISTRAÇÃOMÓDULO DE MARKETING
Professor: Arlindo NetoProfessor: Arlindo Neto
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GESTÃO DE MARKETINGPUBLICIDADE PROPAGANDAGESTÃO COMERCIAL GESTÃO DE MARKETINGPUBLICIDADE PROPAGANDAGESTÃO COMERCIAL 
Competências serem trabalhadasCompetências serem trabalhadas
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GESTÃO COMERCIAL GESTÃO COMERCIAL 
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃOFTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO
Conhecer um Plano de Vendas de umproduto ou serviço, incluindo precificação.
 
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Planejamento de VendasPlanejamento de Vendas
Planejamento significadecidir com antecipação oque deve ser feito econstitui-se na primeiraetapa do processoadministrativo.
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Planejamento de VendasPlanejamento de Vendas
Precaver-se contra as eventualidadesfuturas, adequando empresa ao nível deatividades necessárias;
Contribui para redução de custos;
Melhor aproveitamento dos recursosdisponíveis.
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Como planejar?Como planejar?
função de planejar deve ser exercidacom base em previsões fatos concretos.
gerente de vendas é responsável peloplanejamento de seu departamento,envolvendo principalmente as atividadesdiretamente relacionadas vendas.
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Quando usar planejamentoQuando usar planejamento
planejamento de vendas consiste, partirdos objetivos empresariais, em analisar assituações interna externa; fazer uma previsãodo que pode acontecer, preparar-se paraatender executar essa previsão do que podeacontecer, preparar-se para atender executaressa previsão controlar trabalho para queos objetivos sejam alcançados.
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Como as empresas planejamComo as empresas planejam
1.1.Compilação de dados
2.2.Percepção estudos dos fatores quepossam reduzir eficiência ocrescimento futuro da empresa
3.3.Formulação das suposições fundamentais
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Como as empresas planejamComo as empresas planejam
4.4.Determinação dos objetivos metas
5.5.Determinação das atividades queprecisam ser exercidas para alcançaros objetivos
6.6.Preparo de um cronograma dessasatividades
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1- Compilação de Dados1- Compilação de Dados
Primeiro é necessário uma analise dasituação ambiental, para isso os dadossão compilados armazenados deforma que proporcionem fácil acessoaos planejadores.
SIM( Sistemas de Informações deMarketing)
Softwares
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Percepção e estudos...
Percepção estudos dos fatores que possamreduzir eficiência crescimento futuro daempresa
Pontos fortes fracos da empresa;
Ameaças oportunidades;
Potencial de mercado potencial devendas;
Devemos saber até onde podemos venderqual capacidade máxima do mercado.
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Formulação das suposiçõesfundamentaisFormulação das suposiçõesfundamentais
partir de opiniões,julgamentos, dadosestatísticos, projeções deempresas especializadas, aempresa pode fazer suaprevisão de vendas e, emconsequência disto,  oorçamento.
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Determinação dos objetivos emetasDeterminação dos objetivos emetas
empresa deveestabelecer objetivosmetas, ou queespera alcançar emdeterminado período
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Determinação das atividades ...Determinação das atividades ...
Determinação das atividades queprecisam ser exercidas para alcançar osobjetivos
quem vender?
que vender?
Qual método de vendas maisapropriado?
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Preparo de um cronograma dessasatividadesPreparo de um cronograma dessasatividades
Determinar os aspectos maisoperacionais quantificáveis paraexecução do programa de vendaspodem-se estabelecer quotas devendas, frequência de visita seobjetivos de cada visita aos diferentesclientes
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Etapas no planejamento devendasEtapas no planejamento devendas
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Plano de VendasPlano de Vendas
Passo 1: análise: onde está aorganização hoje? Porque?
Passo 2: Projeção: se continuarmos afazer que estamos fazendo, aondechegaremos?
Os passos recomendados:
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Os passos recomendados: Passo 2Os passos recomendados: Passo 2
Projeta as vendas detoda a indústria noperíodo
Faça a previsão doretorno aoinvestimento
Faça a previsão dosinvestimentosnecessários para oplano
Estima a receita, oscustos, os lucros
Projeta a fatia demercado da companhiaou vendas
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Plano de vendasPlano de vendas
Passo 3: Objetivos: aonde queremoschegar?
Passo 4: Síntese: como vamos colocar tudoisso junto?
A)A)Estratégia: qual melhor caminho parachegar lá?
B)B)Tática: que ação é exigida, por quem equando?
C)C)Controle: que medidas indicarãoprogresso?
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Potencial de mercado potencialde vendasPotencial de mercado potencialde vendas
“ POTENCIAL DE MERCADO SÃO AS VENDASESPERADAS DE UM BEM, UM GRUPO DE BENSOU DE UM SERVIÇO, PARA TODO UM RAMOINDUSTRIAL, NUM MERCADO DURANTE UMPERÍODO DETERMINADO”
É CAPACIDADE MÁXIMA DE UMMERCADO ABSORVER DETERMINADOPRODUTO
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Potencial de mercado potencialde vendasPotencial de mercado potencialde vendas
Intenção de compra;
Comparação;
Teste de mercado;
Análise de dados secundários;
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Previsão de VendasPrevisão de Vendas
Previsão do que poderá ocorrer noperíodo ser planejado.
É preciso cautela, pois seu impactonos demais departamentos é bastanteexpressivo influencia os setores deprodução, recursos humanos, finanças amaioria de outros departamentos.
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Previsão de VendasPrevisão de Vendas
Intenção de compraIntenção de compra
Opinião de força de vendasOpinião de força de vendas
Vendas passadasVendas passadas
Julgamento dos executivosJulgamento dos executivos
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Territórios RotasTerritórios Rotas
Territórios  são as  unidades geográficasem que se apresentam divididas as zonasde vendas
divisão territorial dá oportunidadede identificar os clientes potenciais echegar mais próximo de um atendimentoadequado.
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Territórios RotasTerritórios Rotas
Divisão harmoniosa=vendedor satisfeito
Observe:
territórios de fácil administração;
tempo de viagem;
potencial de vendas fácil de estimar nasunidades estabelecidas;
oportunidade de vendas igual para todos;
carga de trabalho igual.
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Passos para uma divisãoterritorial:
Selecionar as unidades para divisãoconsiderando potencial necessidade devisitas.
Analisar trabalho necessário, definindoquantas vezes os vendedores devem visitar osclientes, quais os tipos  de trabalhonecessários, capacidade do vendedor econcorrência.
Traçar um roteiro de visitação.
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ROTASROTAS
Um dos pontos básicos para adeterminação do território é decisãosobre rotas. Rotas são os vários caminhosque os vendedores deverão percorrer paradar cobertura apropriada ao território devendas
Determinantes – potencial de vendas naárea, frequência de visitas necessária enúmero de clientes.
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Para estabelecer suas rotas, as empresascostumam dividir os clientes por ordem deimportância, com base na sua capacidade decompra, sabendo que de maior importânciamerece visitação mais frequente.
EX.: CLIENTE CATEGORIA  A: visitas mensais
    B: visita mensal
    C: visita cada dois meses
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Orçamento de VendasOrçamento de Vendas
Orçamento de vendas – representa ocusto necessário para obter as receitasprevistas
Orçamento das despesas de vendas Salários, comissões, despesas da oucom força de vendas
Orçamento de propaganda – fundos deinvestimentos em propaganda
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Orçamento de VendasOrçamento de Vendas
Orçamento administrativo – pessoaladministrativo, despesas de operações deescritório, aluguel, eletricidade
PARA ISSO:
Determinação da previsão de vendas
Estimativa dos fundos necessários para trabalhar,segundo as taxas projetadas.
Realizar levantamento definir quantosindivíduos identificar materiais suprimentosnecessários.
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ATIVIDADEATIVIDADE
1.1.Diante dessas informações com podemosrealizar um planejamento de vendasfaçam um texto com no mínimo 30 linhas.
http://www.atrfb.org.br/blog/wp-content/uploads/2011/08/homem-com-lupa1.jpg
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NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OSSEGUINTES TÓPICOS:NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OSSEGUINTES TÓPICOS:
Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos:Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos:
 Capa:                               +    Nome do Aluno Nome do Polo Nome do Tutor + Capa:                               +    Nome do Aluno Nome do Polo Nome do Tutor +
Módulo Disciplina Nome do Professor Nº da Atividade.Módulo Disciplina Nome do Professor Nº da Atividade.
 Sumário: Tópicos da atividade sua localização na atividade (nº da página). Sumário: Tópicos da atividade sua localização na atividade (nº da página).
Introdução: Suas considerações sobre atividade.Introdução: Suas considerações sobre atividade.
Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo aosolicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção.Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo aosolicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção.
Lembrando que cada tópico corresponde um subtítulo, que deve estardestacado do texto.Lembrando que cada tópico corresponde um subtítulo, que deve estardestacado do texto.
Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas!Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links livros consultadosConclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas!Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links livros consultados
(Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!)(Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!)
Utilize Guia “Minha Atividade é SFO!”Utilize Guia “Minha Atividade é SFO!”
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ATIVIDADEATIVIDADE
EVITE DEIXAR POSTAGEM DE SUAATIVIDADE PARA ÚLTIMO DIA.EVITE DEIXAR POSTAGEM DE SUAATIVIDADE PARA ÚLTIMO DIA.
FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃOVÃO LHE PREJUDICAR.FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃOVÃO LHE PREJUDICAR.
LEMBRANDO QUE SUAORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTASENDO AVALIADALEMBRANDO QUE SUAORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTASENDO AVALIADA
Figura do Mickey Mouse
Entrega: 17/11/2012Entrega: 17/11/2012
Até  às 23:00 hrs.Até  às 23:00 hrs.
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DÚVIDASDÚVIDAS
Acesse Fórum de dúvidas discussões.Acesse Fórum de dúvidas discussões.
Question rouge pour un humain