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amarelo
design
Bruno Amado
Renan Sardinha
Marco Aurélio Lobo
29 de maio de 2009
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propostas
Análise das Solicitações dos PSI´s
ABIROCHAS
ABIMAQ
ABIMO
Assintecal
ACEMB
Anfalpet
Objeto Brasil (sugestões para a promoção do Design)
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propostas
Ações prioritárias
Palestras internas de sensibilização
Diagnósticos nos Projetos/Entidade
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propostas
Palestras internas de sensibilização
Profissionais com experiências em gestão dodesign
Experiências inovadoras
Empresas – cases de sucesso
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propostas
Design – Projetos Setoriais/Entidades
Processo de Integração do design para exportação
1 – Diagnóstico
1.1 – Análise da Situação Atual
1.1.1 –  O que é design para a entidade
1.1.2 –  Ações realizadas e suas experiências
1.1.3 –  Resultados com foco nas exportações
1.1.4 –  Recursos aplicados
1.1.5 –  Profissionais contratados
2 – Definir Estratégia
2.1 – relevância do design Entidade/empresas
2.2 – campo de atuação
2.3 – características diferenciadas
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propostas
Design – Projetos Setoriais/Entidades
Processo de Integração do design para exportação
3 – Definir Política de Atuação
3.1 – Definição do canal
3.2 – Contratação de serviços  (estudos, pesquisas, etc)
3.3 – Financiamento
4 – Elaborar um Programa
4.1 – Metas e requisitos
4.2 – Cronograma
4.3 – Recursos técnicos e humanos
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propostas
Design – Projetos Setoriais/Entidades
Parcerias
ABEDESIGN
ADG – Associação de Design Gráfico
ADP – Associação de Design de Produto
IPT – Instituto de Pesquisa Tecnológica
FGV – Fundação Getúlio Vargas
ABRE – Associação Brasileira de Embalagem
Design Paraná – Programa Estadual de Design
ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
Proposta de Trabalho
CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
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capa design strategico alecsander 1
Prospecção Inovação em DesignProspecção Inovação em DesignEm busca de um ambiente favorável à Inovação de Valor,visando saltos de competitividade para setores estratégicos e globais
MATERIAL CONFIDENCIAL – FAVOR NÃO DISTRIBUIR
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O Design brasileiro ganhou espaço nos últimos anos, mas a sua realcontribuição ainda é desconhecida e tímida. Pouco se sabe sobre seusresultados econômicos e, como conseqüência, pouco se faz paraincorporá-lo nas estratégias de desenvolvimento de novos produtos.
Faltam informações que sirvam de subsídio para a busca de incentivose aporte financeiro. Novos estudos podem melhor informar setoresprodutivos, respondendo questões fundamentais, tais como:
  Qual a contribuição das exportações de produtos com valor agregado pelo “design”?
  Qual o grau de utilização do design pelas empresas?
  Quais as necessidades/demandas dos setores produtivos por design?
  Quais estratégias em design podem ser adotas?
MATERIAL CONFIDENCIAL
Prospecção Inovação em DesignProspecção Inovação em DesignEm busca de um ambiente favorável à Inovação de Valor,visando saltos de competitividade para setores estratégicos e globais
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Objetivo Geral:  Estudar a contribuição do Design para os produtos brasileiros e propor formas de aproximar asempresas brasileiras do Design Estratégico, de modo a fortalecer a capacidade de inovar visandosaltos de competitividade por meio da Inovação de Valor1.
Etapa de Diagnóstico: Identificação e mapeamentode potencialidades de setores produtivos paradesenvolver novos produtos2, aprimorar produtosexistentes e / ou reposicioná-los em outros países demodo que sejam culturalmente relevantes e tragambenefícios no curto prazo (3-5 anos).
Resultados: Panorama do Design incluindo empresaspriorizadas por alguns indicadores como percentual dofaturamento de produtos novos no mercado interno eexterno, grau de utilização do design (escada dodesign3), tamanho de mercado, investimentodisponível e carteira de projetos. Incluiria tambémanalise de mecanismos para levar o design ao setoresprodutivos, considerando experiências já testadas.
Possíveis Interessados
 APEX, CNIMDIC, ABDI, ANPEI e instituições de fomento, como Banco Mundial, BNDES, FINEP, SEBRAE, CNPq
 Médias e grandes empresas
1. Inovação de Valor significa desenvolver soluções inovadoras orientadas pelo mercado, direcionadas pelo consumidor, próximo ao mercado
2. Produtos inclui produtos físicos e/ou digitais, serviços e processos
3. Escada do Design é uma escala usada para classificar o envolvimento da empresa com design. Foi aplicada pelo Centro de Design da Dinamarca
Identificação de oportunidades por meio do Design
Grau de utilização Design
Tamanho de Mercado
Setor A
Setor C
Setor B’
Setor N
Setor B
Setor C’
Empresasselecionadas
MATERIAL CONFIDENCIAL
Prospecção Inovação em DesignProspecção Inovação em DesignEm busca de um ambiente favorável à Inovação de Valor,visando saltos de competitividade para setores estratégicos e globais
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MATERIAL CONFIDENCIAL
Etapa de Planejamento: Detalhamento deestratégias de Design customizadas para demandasespecíficas dos principais setores. As estratégias deinserção do design nas empresas poderiam indicarProjetos de aprimoramentos de produtos, Pesquisa deadaptação a novos mercados, Pesquisa exploratóriapara Inovação de Valor e Gestão de Design.
Resultados: Mapa de oportunidades com estratégiasde Design para cada setor (da pesquisa exploratóriaao protótipo ao design), indicando planos deimplementação, atores4 e responsabilidades einstrumentos de fomento5. Abordagem pode incluiroficinas de trabalho para análise, discussão econstrução de estratégias.
Possíveis Interessados
 APEX, CNI, MDIC, ABDI, ANPEI e instituições de fomento, como Banco Mundial, BNDES, FINEP, SEBRAE, CNPq
 Médias e grandes empresas
1. Inovação de Valor significa desenvolver soluções inovadoras orientadas pelo mercado, direcionadas pelo consumidor, próximo ao mercado
2. Produtos inclui produtos físicos e/ou digitais, serviços e processos
3. Escada do Design é uma escala usada para classificar o envolvimento da empresa com design. Foi aplicada pelo Centro de Design da Dinamarca
4. Associações, Sindicatos, Centros de Design, Incubadoras, Bancos, Escritórios de Design e consultores
5. Financiamentos, Subvenções, Incentivos, Capital de Risco (ex. Inovar da FINEP) voltados para as atividades de P&D próximas do mercado
Horizonte temporal
Estratégia Setor A – Empresas X, Y, Z, ...
Ações
Atores
Responsabilidades
Instrumentos de fomento
...
Ações
Atores
Responsabilidades
Instrumentos de fomento
...
Estratégia Setor B – Empresas K, L, M, ...
Objetivo Geral:  Estudar a contribuição do Design para os produtos brasileiros e propor formas de aproximar asempresas brasileiras do Design Estratégico, de modo a fortalecer a capacidade de inovar visandosaltos de competitividade por meio da Inovação de Valor1.
Prospecção Inovação em DesignProspecção Inovação em DesignEm busca de um ambiente favorável à Inovação de Valor,visando saltos de competitividade para setores estratégicos e globais
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 Pesquisa . Indicadores . Diferenciais
Estratégia . Planejamento Articulação . Fomento . Oportunidades Inovação . Retorno econômico
Prospecção Inovação em DesignProspecção Inovação em DesignPromovendo o Design Estratégico Empresarial para diferenciar evalorizar os produtos brasileiros nos mercados nacional e internacional.
MATERIAL CONFIDENCIAL – FAVOR NÃO DISTRIBUIR