Etapa de Planejamento: Detalhamento deestratégias de Design customizadas para demandasespecíficas dos principais setores. As estratégias deinserção do design nas empresas poderiam indicarProjetos de aprimoramentos de produtos, Pesquisa deadaptação a novos mercados, Pesquisa exploratóriapara Inovação de Valor e Gestão de Design.
Resultados: Mapa de oportunidades com estratégiasde Design para cada setor (da pesquisa exploratóriaao protótipo ao design), indicando planos deimplementação, atores4 e responsabilidades einstrumentos de fomento5. Abordagem pode incluiroficinas de trabalho para análise, discussão econstrução de estratégias.
Possíveis Interessados
APEX, CNI, MDIC, ABDI, ANPEI e instituições de fomento, como Banco Mundial, BNDES, FINEP, SEBRAE, CNPq
Médias e grandes empresas
1. Inovação de Valor significa desenvolver soluções inovadoras orientadas pelo mercado, direcionadas pelo consumidor, próximo ao mercado
2. Produtos inclui produtos físicos e/ou digitais, serviços e processos
3. Escada do Design é uma escala usada para classificar o envolvimento da empresa com design. Foi aplicada pelo Centro de Design da Dinamarca
4. Associações, Sindicatos, Centros de Design, Incubadoras, Bancos, Escritórios de Design e consultores
5. Financiamentos, Subvenções, Incentivos, Capital de Risco (ex. Inovar da FINEP) voltados para as atividades de P&D próximas do mercado
Estratégia Setor A – Empresas X, Y, Z, ...
Estratégia Setor B – Empresas K, L, M, ...
Objetivo Geral: Estudar a contribuição do Design para os produtos brasileiros e propor formas de aproximar asempresas brasileiras do Design Estratégico, de modo a fortalecer a capacidade de inovar visandosaltos de competitividade por meio da Inovação de Valor1.