ANÁLISE COMPARATIVA DE INTRODUÇÕES DEMONOGRAFIAS NAS ÁREAS DE LÍNGUA LITERATURA DOCURSO DE LETRAS DA UNISUL: FOCO NO USO DAMODALIDADE (ART. 170)
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Introdução
Um recurso lingüístico amplamente usado emtextos acadêmicos é modalidade segundoGruber (2005). modalidade está ligada aoestabelecimento de papéis entre falante oouvinte (Halliday, 1994), ou seja, é um sistemaque nos faz entender posicionamento doescritor, sua expressão de atitude, julgamento ecomprometimento com as suas afirmações assimcomo os papéis que ele estabelece para elemesmo para seus leitores. Assim, estudopretendeu comparar uso da modalidade emintroduções de monografias de conclusão docurso de Letras da Unisul em duas subáreas, asaber: lingüística literatura. Uma vez que ogênero monografias de conclusão de cursos degraduação ainda permanece pouco explorado, apesquisa objetivou, dessa forma, preencher essalacuna na literatura, disseminando conhecimentosobre essa seção de uma monografia.
Objetivos
 projeto de pesquisa pretendeu comparar usoda modalidade em introduções de monografias deconclusão do curso de Letras da Unisul em duassubáreas, saber: lingüística literatura
Metodologia
corpus para pesquisa consistiu em 12introduções de monografias escritas para aconclusão do curso de Letras português/inglês daUnisul – Pedra Branca, sendo 06 (seis)monografias que foram desenvolvidas na área delíngua, saber: língua portuguesa, lingüística,lingüística aplicada, etc., 06 (seis) na área deliteratura. taxonomia de análise com grupo 1:pode, conseguem, grupo 2: deve, precisa, grupo3: nunca, talvez, grupo 4: percebe-se, possível.
Resultados
Os resultados da análise revelaram que osmodais do Grupo forma os mais utilizados nocorpus investigado. Foram encontrados 29modalizadores pertencentes  esse grupo nasintroduções de Língua Portuguesa, sendo esse ogrupo com maior número de ocorrências tambémem Literatura, com 24 ocorrências. grupo 2teve um número um pouco reduzido, massignificante em Língua Portuguesa, totalizando 13ocorrências em literatura  apenas 4. grupo 3apresentou um número menor de ocorrências emLíngua Portuguesa, apenas 2, já em Literaturaforam 7. grupo apresentou ocorrências emLíngua Portuguesa em Literatura. Já únicogrupo que não teve ocorrência foi 5, apresentaexpressões como: deveria talvez, podefrequentemente, etc.
Conclusões
Após estudo observou-se que os resultadosindicaram um relativo equilíbrio no uso dosmodais nas duas disciplinas, sendo que LínguaPortuguesa apresentou 53,9% de modalizaçãoem seu corpus enquanto que, Literatura 45,1%.Ogrupo teve mais ocorrências com os modais:pode(m), consegue(m) futuro.
Bibliografia
HALLIDAY, M.A K. An introduction to functionalgrammarLondon: Edward Arnold, 1994.
 HYLAND, K.. Disciplinary discourses: Socialinteractions in academic writingHarlow:Longman, 2000.
 MORITZ, M. E. W. Genre study ofconclusions of research articles acrossPortuguese as L1 and English as L1 and L2,Unpublished doctoral thesis Federal University ofSanta Catarina, Florianópolis SC, Brazil, 2006.
Apoio Financeiro: Unisul
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corpus para pesquisa consiste em 12 introduções de monografias escritas para conclusão do curso de Letras português/inglês da Unisul  Pedra Branca, sendo 06 (seis) monografias desenvolvidas na área de língua, saber: língua portuguesa, lingüística, lingüística aplicada, etc., 06 (seis) na área de literatura.
corpus para pesquisa consiste em 12 introduções de monografias escritas para conclusão do curso de Letras português/inglês da Unisul  Pedra Branca, sendo 06 (seis) monografias desenvolvidas na área de língua, saber: língua portuguesa, lingüística, lingüística aplicada, etc., 06 (seis) na área de literatura.