ANÁLISE COMPARATIVA DE INTRODUÇÕES DEMONOGRAFIAS NAS ÁREAS DE LÍNGUA E LITERATURA DOCURSO DE LETRAS DA UNISUL: FOCO NO USO DAMODALIDADE (ART. 170)
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Introdução
Um recurso lingüístico amplamente usado emtextos acadêmicos é a modalidade segundoGruber (2005). . A modalidade está ligada aoestabelecimento de papéis entre o falante e oouvinte (Halliday, 1994), ou seja, é um sistemaque nos faz entender o posicionamento doescritor, a sua expressão de atitude, julgamento ecomprometimento com as suas afirmações assimcomo os papéis que ele estabelece para elemesmo e para seus leitores. Assim, o estudopretendeu comparar o uso da modalidade emintroduções de monografias de conclusão docurso de Letras da Unisul em duas subáreas, asaber: lingüística e literatura. Uma vez que ogênero monografias de conclusão de cursos degraduação ainda permanece pouco explorado, apesquisa objetivou, dessa forma, preencher essalacuna na literatura, disseminando conhecimentosobre essa seção de uma monografia.
Objetivos
O projeto de pesquisa pretendeu comparar o usoda modalidade em introduções de monografias deconclusão do curso de Letras da Unisul em duassubáreas, a saber: lingüística e literatura
Metodologia
O corpus para a pesquisa consistiu em 12introduções de monografias escritas para aconclusão do curso de Letras português/inglês daUnisul – Pedra Branca, sendo 06 (seis)monografias que foram desenvolvidas na área delíngua, a saber: língua portuguesa, lingüística,lingüística aplicada, etc., e 06 (seis) na área deliteratura. A taxonomia de análise com grupo 1:pode, conseguem, grupo 2: deve, precisa, grupo3: nunca, talvez, grupo 4: percebe-se, possível.
Resultados
Os resultados da análise revelaram que osmodais do Grupo 1 forma os mais utilizados nocorpus investigado. Foram encontrados 29modalizadores pertencentes esse grupo nasintroduções de Língua Portuguesa, sendo esse ogrupo com maior número de ocorrências tambémem Literatura, com 24 ocorrências. O grupo 2teve um número um pouco reduzido, massignificante em Língua Portuguesa, totalizando 13ocorrências e em literatura apenas 4. O grupo 3apresentou um número menor de ocorrências emLíngua Portuguesa, apenas 2, já em Literaturaforam 7. O grupo 4 apresentou 5 ocorrências emLíngua Portuguesa e 6 em Literatura. Já o únicogrupo que não teve ocorrência foi o 5, apresentaexpressões como: deveria talvez, podefrequentemente, etc.
Conclusões
Após o estudo observou-se que os resultadosindicaram um relativo equilíbrio no uso dosmodais nas duas disciplinas, sendo que a LínguaPortuguesa apresentou 53,9% de modalizaçãoem seu corpus enquanto que, a Literatura 45,1%.Ogrupo 1 teve mais ocorrências com os modais:pode(m), consegue(m) e o futuro.
Bibliografia
HALLIDAY, M.A K. An introduction to functionalgrammar. London: Edward Arnold, 1994.
HYLAND, K.. Disciplinary discourses: Socialinteractions in academic writing. Harlow:Longman, 2000.
MORITZ, M. E. W. A Genre study ofconclusions of research articles acrossPortuguese as L1 and English as L1 and L2,Unpublished doctoral thesis Federal University ofSanta Catarina, Florianópolis - SC, Brazil, 2006.
Apoio Financeiro: Unisul
O corpus para a pesquisa consiste em 12 introduções de monografias escritas para a conclusão do curso de Letras português/inglês da Unisul – Pedra Branca, sendo 06 (seis) monografias desenvolvidas na área de língua, a saber: língua portuguesa, lingüística, lingüística aplicada, etc., e 06 (seis) na área de literatura.
O corpus para a pesquisa consiste em 12 introduções de monografias escritas para a conclusão do curso de Letras português/inglês da Unisul – Pedra Branca, sendo 06 (seis) monografias desenvolvidas na área de língua, a saber: língua portuguesa, lingüística, lingüística aplicada, etc., e 06 (seis) na área de literatura.