História da Educação
Sandra Marinho Siqueira
   “ Educação é um fenômeno dasuperestrutura e, portanto, defende a idéiade que os fatos educacionais só podem serconvenientemente compreendidos quandoexpostos com a analise sócio econômicadas sociedades em que tem lugar”
                                                      Aníbal Ponce
A Educação na Comunidade primitiva
    Os estudos de Morgan sobre sociedadeprimitiva inspirou Marx esboçar, sem concluir,porém Engels conclui com livro: Origem dafamília, da propriedade privada do Estado.
“Os estudos no campo da antropologia edemais ciências  demonstram existência deum comunismo tribal com origem pré-históricade todos os povos conhecidos”
Características da sociedade primitiva
Coletividade pequena, assentada sobre apropriedade da terra, seus membros eramindivíduos livres, com direitos iguais, queajustaram suas vidas às resoluções de umconselho formado democraticamente por todosos  adultos, homens mulheres da tribo. queera produzido em comum era repartido comtodos, imediatamente consumido.
  “Na comunidade primitiva, as mulheres estavam emmesmo pé de igualdade com os homens, omesmo acontecia com as crianças”
“Até os anos de idade as crianças,acompanhavam os adultos em todos os seustrabalhos, ajudavam-nos na medida das suasforças e, como recompensa, recebiam suaporção de alimentos como qualquer outro membroda comunidade”
  “Nas comunidades primitivas ensino era para avida por meio da vida”
 “Nunca eram as crianças castigadas duranteseu aprendizado. Deixam-na crescer comtodas as suas qualidade defeitos”
“ Se não existia nenhum mecanismo educativoespecial, nenhuma “escola” que imprimisseàs crianças um mentalidade social uniforme,em virtude de que anarquia da infância setransformasse em disciplina da maturidade”
“ educação na comunidade primitiva erauma função espontânea da sociedade emconjunto, da mesma forma que linguagemmoral”
“ silenciosa imitação das gerações anteriorespode ser suficiente para ir levando uma metacomum inevitável desigualdade dostemperamentos individuais”
“ Uma vez que na organização da comunidadeprimitiva não existiam graus nem hierarquias, oprimitivo supôs que natureza também estavadesse modo: por esse motivo, sua religião foiuma religião sem deuses. Os primitivosacreditavam em forças difusas queimpregnavam tudo que existia, da mesmamaneira que as influencias sociaisimpregnavam todos os membros da tribo”
 “ consciência individual era um fragmento daconsciência social se desenvolvia dentrodela”
 ideal pedagógico residia na seguinte máxima:“não havia nada, mas absolutamente nadasuperior aos interesses as necessidades datribo”
  “O conceito de educação, como funçõesespontânea da sociedade, mediante qual asnovas gerações se assemelham às mais velhasera adequado para comunidade primitiva,mas deixou de sê-lo á medida que esta foilentamente se transformando numa sociedadedividida em classes”
“ Não podemos falar de subordinação doindividuo sociedade pela simples razão deque noção de  individuo ainda não estáformado”
 Marx tinha razão “ no inicio da civilização nãosão as pessoas individuais sim famílias,tribos etc. que se opõem uma as outras 
“O aparecimento das classes sociais teve,provavelmente, uma dupla origem: escassorendimento do trabalho humano asubstituição da propriedade comum pelapropriedade privada”
“ O aparecimento das classes sociais teve,provavelmente uma dupla origem: o escassorendimento do trabalho humano e asubstituição da propriedade comum pelapropriedade privada!“
“As modificações introduzidas na técnica –especialmente a domesticação de animais e oseu emprego na agricultura, como auxiliares dohomem – aumentaram de tal modo o poder dotrabalho humano que a comunidade, a partirdesse momento, começou a produzir mais queo necessário para o seu próprio sustento.Apareceu um excedente de produtos, e ointercâmbio desses bens, que até então eraescasso, adquiriu tal vulto que se foramacentuando as diferenças de “fortunas”.”
“É desnecessário dizer que o trabalho escravoaumentou o excedente de produtos de que acomunidade dispunha, produtos esses que os“administradores”, como representantes dacomunidade, comerciavam, tanto com as tribosvizinhas quanto com as tribos mais longínquas.
“As coisas continuaram assim até que as funçõesdos “administradores” passaram a serhereditárias, e a propriedade comum da tribo –terras e rebanhos – passou a se constituircomo propriedade das famílias que aadministravam e defendiam. Donas dosprodutos,  a partir desse momento as famíliasdirigentes passaram também a ser donas doshomens.”
“A desigualdade econômica entre os“administradores” - cada vez maisexploradores e os “executores” – cada vezmais explorados – trouxe, necessariamente, adesigualdade das educações respectivas.”
“Do ponto de vista educativo, a partir dessemomento, há uma diferença bem grande denível entre os iniciados e os não-iniciados; naclasse superior,ainda vamos constatar omesmo fato se compararmos a criança com oadulto. Da mesma forma, começa a haver umahierarquia em função da idade, acompanhadade uma submissão autoritária que exclui oantigo tratamento benévolo demonstrado paracom a infância, ao mesmo tempo que surgemas reprimendas e os castigos.”
“Quando a comunidade primitiva ainda não sehavia dividido em classes, quando a vida socialera sempre igual a si mesma e diferia pouco deindivíduo para indivíduo, a própria simplicidadedas práticas morais colocava as crianças semesforço no caminho do hábito, e não eranecessária nenhuma disciplina.”
“Porém agora que surgiram na tribo as relaçõesde dominância e submissão, agora que a vidasocial se complicou até diferir bastante deindivíduo para indivíduo, de acordo com o localque cada um ocupa na produção, resultaevidentemente também que já não é possívelconfiar na educação das crianças à orientaçãoespontânea do seu meio ambiente.”
“A educação sistemática, organizada eviolenta, surge no momento em que aeducação perde seu primitivo caráterhomogêneo e integral.”
“Que lhes parecia muito conveniente instruir osseus próprios filhos, mas que era inteiramenteinútil fazer o mesmo com os filhos do povo, queestavam destinados a viver sempre em estadoservil e a não ter, portanto, nem propriedadesnem servidores.”
“Não é lícito ensinar às crianças plebéias asciências que pertencem aos nobres, para evitarque gentes baixas se elevem, se ensoberbem,desprezem e apoquentem a república; paraelas é suficiente aprender os ofícios dos seusantepassados, porque o mandar e o governarnão são coisas próprias dos plebeus, aomesmo tempo que seria um agravo à repúblicae à profissão permitir que os plebeus façamestas coisas.”
“Acreditavam que não se devia conceder o saberao povo, porque ele desperta desejos,afirmando que ao homem do povo bastariammúsculos sólidos e vontade escassa, estômagosatisfeito e coração vazio.”
“No momento em que surgem a propriedadeprivada e a sociedade de classes, aparecemtambém, como consequências necessárias,uma religião com deuses, a educação secreta,a autoridade paterna, a submissão da mulher edos filhos, e a separação entre ostrabalhadores e os sábios.”
“A religião, a arte e a sabedoria hipnotizavam asmassas diariamente com uma exaltação dasclasses governantes. Existia uma escritasagrada e outra profana, uma música dosgrandes e outra dos miseráveis, umaimortalidade para aqueles e uma mortalidadepara estes e, além disso, o desenho do corpohumano variava de acordo com a hierarquiasocial do retratado.”
“No momento oportuno, o Faraó lançava no rioas suas ordens escritas e então – só então –as águas obedientes começavam a subir...”