Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
Campina Grande, PB
Programa institucional de Bolsa de Iniciação da Docência– PIBID – Subprojeto de Geografia
Bolsista: Jéssika Míirlla Farias de Sousa
Professora Coordenadora: Josandra Araújo Barreto deMelo
Professora Supervisora: Juliana Nóbrega de Almeida
Escola Participante: E.E.E.F.M. Assis Chateaubriand
Minicurso
Ministrantes: Juliana Nóbrega de Almeida
                            Jéssika Míirlla Farias de Sousa
Vanessa
Fernando
Teatro
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Minicurso\Originals\mascarasteatro1.jpg
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Minicurso\Originals\mascarasteatro1.jpg
Quais são os nossos objetivos?
Objetivo Geral:
Construir junto este novo recursometodológico um ensino de Geografia mais dinâmicosignificativo na vida dos alunos, assim,possibilitando um maior aprendizado por parte dosmesmos.
Objetivos para o aluno:
         Desenvolver uma atividade  potencialmenteprodutiva;
         Representar o conteúdo abordado em sala deaula;
         Formar um aluno crítico e atuante no meio emque vive;
Objetivos para as aulas:
         Construir o conhecimento por meio da utilizaçãodo teatro enquanto recurso metodológico;
          Desenvolver aulas mais significativas;
O TEATRO ENQUANTO RECURSODIDÁTICO NAS AULAS DEGEOGRAFIA
teatro é uma proposta metodológica capaz deaproximar os conteúdos que formam gradecurricular para realidade do alunorelacionandoesses conteúdos distantes de seu cotidiano para algoser vivido encenando em sala de aulauma vezque mesmo poderá viver as situações colocadas emsala, passando ser sujeito da açãofazendo oteatro um recurso que com auxílio do professor épossível tornar aprendizagem mais significativa,contribuindo para formação de um sujeito crítico econstrutor do seu próprio espaço
COELHO ET. AL. (2011), AFIRMA QUE:
mergulho em si mesmo propiciado pelo teatro potencializa as descobertaspessoais de uma forma indireta. No teatro, é por meio do não-ser que sedescobre ser. No fazer teatral, tolerância se amplia na medida em que o“eu” se coloca no lugar do outro, que sinta suas dores, as alegrias, ossentimentos. No jogo da encenação dentro da escola, é possível trabalharconflitos específicos.(p.06).
Porque o teatro no ensino deGeografia?
ensino de Geografia com uso do teatroenquanto instrumento pedagógico vem trazendodiversas mudanças educacionais, de forma acontribuir dar mais sentido ao aprendizado porparte dos alunospois possibilita uma atividade quefaça utilização da imaginação da prática,desenvolvendo potencial de cada alunodeixandoaquele único papel que desempenhava dentro da salade aula que era receptor de informação fazendoapenas memorização de nomeclaturas.
SOARES ET. AL. (2013), EVIDENCIOU QUE:
intenção é proporcionar uma “aprendizagem significativa” por meio daunião entre Geografia Teatro, além de incentivar aprendizagem por meioda vivência da experimentação, estimulando uma atitude crítica reflexivadiante da realidade.(p.58)
O teatro na educação se faz necessário!
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Minicurso\Originals\teatro e educação.jpg
Qual a metodologia utilizada?
A experiência foi vivenciada na escola AssisChateaubriand localizada no bairro do Santo Antonio,com a turma de 9° ano do Ensino Fundamental.
Conteúdo: Globalização, focando o consumo e oconsumismo
Utilizou-se temática trazida pelo livro didático“consumo consumismo”, que foi trabalhada pormeio de aula expositiva dialogada.
De acordo com as discussões em sala, osdiscentes foram orientados se dividirem em duasequipes.
Para cada grupo foi proposto queconfeccionasse uma peça teatral referente àglobalização com as categorias geográficas.
Como temática para as duasequipes foi proposto que ...
primeiro grupo ficou responsável em discutir,por meio do teatro, questão da transformação dapaisagem pelo poder do capitalismo, emcontrapartida as agressões ao meio ambiente,discutindo os pontos positivos negativos sobre olugar em que vive.
segunda equipe teve que teatralizar poderde grandes corporações mundiais, que procuraminvestir em outros territórios do Planeta, abordandoas vantagens desvantagens desses investimentos emambos os espaços.
Contextualizando o mundo em que vivemos:
No mundo globalizado, cada dia, surgemnovos produtos que ilustram as propagandas que setornam necessidades para sociedade,transformando-a em consumidoraonde consumopassa ser um modo de vidaonde os objetos, cadadia, vão se tornando ultrapassados para que possamdar lugar outros mais atualizados que atendammelhor as suas necessidades.
Bauman ressalta que:
Não se compra apenas comida, sapatos, automóveis ou itens de mobiliários. Abusca ávida sem fim por novos exemplos aperfeiçoados por receitas devida é também uma variedade do comprar, uma variedade de máximaimportância, seguramente, à luz das lições gêmeas de que nossa felicidadedepende apenas da nossa competência pessoal, mas que somospessoalmente incompetentes, ou não tão competentes como deveríamos, epoderíamos, ser se nos esforçássemos mais. Há muitas áreas em queprecisamos ser mais competente, cada uma delas requer uma compra.(Bauman, 2001, p.95).
Resultados e discussões foipossível perceber que:
Para os discentes, metodologia foi bem aceita,pois cada grupo se empolgou bastante na criação deseu roteiro cenário, com objetivo de criar amelhor peça teatral, se apropriando dos conceitos edo conhecimento.
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Minicurso\aqui.jpg
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Faculdade\PIBID\Portfólio mês de junho\aula de 19-11 (apresentação teatral do 9 ano) trabalho temas transversais\IMG_5968.JPG
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Minicurso\Sem título.jpg
Os resultados encontrados corroboram com osobtidos por Soares et al. (2013) quando trabalharamcom o teatro:
Observa-se por meio das avaliações dos alunos do Ensino Médio que aproposta foi bem sucedida, alcançando os objetivos de tornar ensino deGeografia mais significativo, crítico, reflexivo vivenciado. Os alunoscompreenderam bem ideia participaram ativamente das atividades,mesmo quando, princípio, demonstraram-se envergonhados, mas logo sesentiram vontade para compartilharem suas experiências com seus colegas(Ibidem, p.77).
Peça teatral dos alunos do 9° ano doEnsino Fundamental.
Preparem-se, pois a encenação vaicomeçar...
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Minicurso\Originals\teatro.jpg
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Minicurso\Originals\teatro.jpg
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Minicurso\Originals\teatro.jpg
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Minicurso\Originals\teatro.jpg
Uma outra experiência com a utilização do Teatro naescola, foi para os alunos homenagearam a pessoamais importante de sua vida no dia das mães.
Vejam...
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Minicurso\Originals\teatro.jpg
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Minicurso\Originals\teatro.jpg
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Minicurso\Originals\teatro.jpg
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Minicurso\Originals\teatro.jpg
Chegou a sua hora!
Vamos aos principaisQuestionamentos:
Como possoutilizar o Teatronas minhas aulas?
Quais os passos quedevo seguir paraorganizar uma peçateatral em sala deaula?
Quais as melhores temáticaspara utilizar esse tipo de recursometodológicos nas aulas?
Como criar um roteiro?
Passo a Passo para a utilização do Teatro em sala deaula:
1.escolha da temática;
2.Dividir turma em equipes, para que ali possamelaborar planejar sua peça teatral;
3.Para cada equipe se faz necessário que se tenha umfoco principal de acordo com temática, para quealunos saibam de fato como trabalhar esse temalevando para seu cotidiano;
4.Elaboração de um roteiro;
5.Organização do cenário preocupação com as falas;
6.Apresentação;
Como criar um roteiro?
Deve conter inicio meio fim, no teatro tudodeve acontecer através dos diálogos, que ospersonagens verbalizam. Então fica claro que umroteiro de teatro tem de ter excelentes diálogos. Oroteiro também pode dar ideia de como opersonagem dirá certos diálogos, emoções, posiçõesno palco, cenário etc
No teatro cada detalhe de olhar, fala, gestoassume uma importância muito grande, tem deimpactar telespectador.
Então pessoal, vamos elaborar anossa peça teatral???
C:\Users\Jorge\Documents\Jorge\Documentos (jéssika)\Minicurso\Originals\curso-de-teatro-3.jpg
Agora é com você.
Dividam-se em grupos elabore com sua equipeuma peça teatral com temática de Globalização, usesua criatividade os próprios materiais que vocês temem mãos como elementos para complementar suarepresentação teatral.
Será distribuído uma folha para escreverem seuroteiro em seguida vamos prática, onde cadagrupo terá minutos para se apresentar.
Considerações
metodologia do teatro no ensino de Geografiapossibilita meios estratégias para que aluno sejaum sujeito ativo na apropriação do conteúdo,evidenciando importância da interatividade narelação ensino-aprendizagem, demonstrando anecessidade que os professores desta disciplina nãoestagnem no tradicionalismo, mas que avancem embusca de um ensino significativo, possibilitando areflexão do aluno formação de cidadãos capazesde compreender sua realidade.
REFERÊNCIAS
 
BAUMAN,  ZygmuntModernidade líquida. TraduçãoPlínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BURLA, Gustavo; AGUIAR, Valéria Trevisan Burla de. OTeatro e o Ensino de Geografia. ENPEG. 10º EncontroNacional de Prática de Ensino em Geografia. 30ago/02set, 2009, Porto Alegre, RS.
SOARES, L.M. de S. Teatralizando o Ensino deGeografia. Revista Brasileira de Educação emGeografia, Campinas, v.3, n.5, p.57-81, jan./jun.,2013.