Papel doBibliotecáriona Avaliação     de       SoftwaresPapel doBibliotecáriona Avaliação     de       Softwares
Michelângelo Mazzardo Marques Viana
Bibliotecário CRB-10/1306
mviana@pucrs.br     PUCRS
C:\WINDOWS\Application Data\Microsoft\Media Catalog\Downloaded Clips\cl1\PE03519_.wmf
                   O Bibliotecário                é o profissional            mais qualificado na        instituição para saber oque perguntar na hora deadquirir um software para aBiblioteca
C:\WINDOWS\Application Data\Microsoft\Media Catalog\Downloaded Clips\cl5c\j0230393.wmf
Porque?
Conhece a área
Conhece a realidade dabiblioteca
Conhece as necessidades
Conhece a terminologia
É ele quem irá utilizar
Necessidades da bibliotecaNecessidades da biblioteca
O que a biblioteca precisaautomatizar?
Quantidade de usuários
Acervo
Redes de Cooperação
Serviços prestados
Funções principais desejadasFunções principais desejadas
O que o sistema deve fazer parafacilitar o trabalho naBiblioteca?
Catalogação ?
Seriados ?
Circulação ?
Catálogo on-line ?
Aquisição ?
Opções do mercadoOpções do mercado
Quais sistemas disponíveisatendem os requisitos?
Sites na Internet
Artigos
Páginas de desenvolvedores
Bibliotecas que já utilizamsistemas
Custos de implantaçãoCustos de implantação
Quanto custa o software?Quanto a instituição pode pagar?
Relação custo X benefício
Custo do software
Equipamentos
Treinamento
Manutenção
Pessoal
depois deescolher,que eu faço?depois deescolher,que eu faço?
 
C:\WINDOWS\Application Data\Microsoft\Media Catalog\Downloaded Clips\cl5c\j0230380.wmf
Passos para avaliar sistemasPassos para avaliar sistemas
Saber se o softwarefunciona
Saber se a empresa é séria
Saber se a empresa conheceuma verdadeira biblioteca
Contatar Técnicos deInformática para avaliar eadquirir o hardware
Saber se software funcionaSaber se software funciona
O que perguntar para saber se osistema funciona ou não
O sistema permite uso de padrõesinternacionais como o MARC?
É possível personalizar o software?Como?
É possível adaptar o software àspolíticas da instituição? Como?
Saber se software funcionaSaber se software funciona
O que perguntar para saber se osistema funciona ou não
É possível emitir relatórios de formasimples? Como é a emissão?
A empresa presta suporte remoto? Comofunciona?
É possível integrar o software com osistema da instituição? O que já foi feito?
Saber se empresa é seriaSaber se empresa é seria
A empresa é uma empresaregistrada e conhecida?
Verificar com instituições que já utilizamo sistema
Verificar com profissionais Bibliotecários
Verificar se possui registro
Verificar se os técnicos que atuam naempresa são profissionais, com experiência
Verificar se a empresa possui política dedesenvolvimento de software
Saber se empresa conhece umaverdadeira bibliotecaSaber se empresa conhece umaverdadeira biblioteca
O maior número de clientes daempresa são bibliotecas?
Saber se a empresa conhece aBiblioteconomia e seus detalhespráticos, o dia-a-dia do trabalho
Verificar a terminologia utilizada pelosvendedores e pelos técnicos
A empresa atua diretamente com asbibliotecas que são suas clientes?
Adquirir hardwareAdquirir hardware
Este é o momento de pedir apoio aosTécnicos de Informática para:
Avaliar as opções de hardware   e
Quantificar as necessidades de:
Sistema operacional
Banco de Dados
Processadores
Memória
Conexão com Internet ...
 www.sobresites.com/biblioteconomia www.sobresites.com/biblioteconomia