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Ano Letivo 2014/2015
Contextos Etnográficos Árabes e Islâmicos
Outubro de 2014
Docente: Maria Cardeira da Silva
Trabalho realizado por:
Ana Laura Morgado, nº 41262Carolina Meco, nº 41324Raquel Afonso Louro, nº 41487Rita Tavares, nº  41497
Relações sociais e pessoais: os valores da honra e a Antropologia“do” Mediterrâneo
 “Para que haja desafio, é necessário que aquele que lançaconsidere que aquele que recebe deve ser desafiado, quer dizer,capaz de aceitar repto, em suma, que tenha por seu igual emmatéria de honra.”
(Bourdieu, 2002: 9)
 desafio faz honra;
 Quem desafia um homem incapaz de ripostar ao desafio, desonra-se si próprio;
 Só um desafio lançado por um homem igual em honra mereceresposta.
 “O desafio propriamente dito, também ofensa, supõe, como odom, escolha de disputar um jogo determinado conforme certasregras. dom é um desafio que honra aquele quem se endereça,ao mesmo tempo que põe à prova seu ponto de honra (nif).”
(Bourdieu, 2002: 14)
Honra
Ponto de Honra
Hurma
Nif
Nif
Hurma
Haram
 “O que faz vulnerabilidade do grupo é aquilo queele possui de mais sagrado.”
 “O ponto de honra só te significação função para umhomem para qual existem coisas sagradas, coisas quemerecem ser defendidas.”
(Bourdieu, 2002: 24)
(Bourdieu, 2002: 25)
 “O ethos da honra opõe-se, no próprio princípio, uma moraluniversal formal afirmando igualdade em dignidade de todosos homens e, consequentemente, identidade dos direitos edeveres.”
(Bourdieu, 2002: 33)
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(Abu-Lughod, 1986: 5)
 “São os discursos contraditórios por um lado, género de poesialírica sobre amor vulnerabilidade, por outro, ideologia dehonra nas conversas do dia-a-dia comportamentos quotidianosentre os Awlad ‘Ali.”
 “Os beduínos acreditavam que todos os árabes não-egipcíos erambeduínos, falando um dialeto tento um estilo de vida similar aoseu.”
(Abu-Lughod, 1986: 10, tradução nossa)
(Abu-Lughod, 1986: 14, tradução nossa)
Asl
Garãba
Açabiia
Laços mais importantes:
 Agnáticos;
 Parentesco Materno;
 Co-residência.
 “O parentesco partilha preocupações honra.”
(Abu-Lughod, 1986: 65, tradução nossa)
 Beduínos vêm comunidade residencial (naji’) como unidades sociaisdefinidas por laços agnáticos.
 “ Os Awlad ‘Ali acreditam que moralidade é que os distingue oque os torna superiores aos outros. No centro do seu sistema moral,estão os valores de honra modéstia.”
(Abu-Lughod, 1986: 78, tradução nossa)
 “A distinta qualidade moral das obrigações dos afectos recíprocoscarateriza estas relações de desigualdade quer seja dentro da famíliaou simplesmente concetualizado no idioma familiar.”
(Abu-Lughod, 1986: 85, tradução nossa)
Família
Relações sociasfora da família
Relação hierárquica
Relação (mais) igualitária
 “Qual é rede de valores ligados à honra? como é que estesvalores legitimam uma melhor posição social?”
Gadr
(Abu-Lughod, 1986: 87, tradução nossa)
 “A deferência voluntária é modo honroso da dependência.”
(Abu-Lughod, 1986: 104, tradução nossa)
 Hashama                   modéstia, vergonha timidez (mas também propriedade).
 “O hasham manifesta-se como um desconforto emocional ou vergonha, é oque motiva evitar dos mais poderosos em sua manifestação de atos demodéstia provocados por esses sentimentos, é um disfarce protetor queocorre quando exposição dos mais poderosos é inevitável.”
(Abu-Lughod, 1986: 112, tradução nossa)
 Como podem os Awlad ‘Ali glorificar discurso poético seeste viola as ideologias da honra da modéstia?
 “(…) os poemas, como parte de uma tradição cultural, não podemrepresentar rebeliões contra os valores da sociedade.”
(Abu-Lughod, 1986: 240, tradução nossa)
 “A poesia possibilita uma forma modesta de comunicar sentimentosimodestos uma forma honrosa de comunicar sentimentos de dependência.”
(Abu-Lughod, 1986: 240, tradução nossa)
 “Bourdieu vê as “regras de honra” como as da lógica de desafio econtra-resposta, na qual desafio valida honra individual porreconhecer indivíduo como merecedor do desafio serve como aprovocação para respostas. Inabilidade de responder ao desafio resultanuma perda de honra.”
(Abu-Lughod, 1986: 89, tradução nossa)
 “O sentido de honra é promulgada em frente outras pessoas. Nif estáacima de tudo, que leva um homem defender todo custo, uma certaauto-imagem que se pretende para os outros.”
(Abu-Lughod, 1986: 236, tradução nossa)
 “Bourdieu argumenta que no sistema de honra de Cabila, apessoa é particularmente exposta ao ultraje mas consegue garantirrespeito. honra só faz sentido para homem que tem coisas quevalem pena defender.”
(Abu-Lughod, 1986: 246, tradução nossa)
 “Os antropólogos geralmente assumem que descrever ideologiaou cultura é equivalente descrever comportamento aexperiência dos membros da sociedade.”
(Abu-Lughod, 1986: 254, tradução nossa)