A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
“Segundo o pensamento grego, a capacidade humana deorganização política não apenas difere mas é diretamenteoposta a essa associação natural cujo centro é constituído pelacasa (oikia) e pela família. O surgimento da cidade-estadosignificava que o homem recebera, além de sua vida privada,uma espécie de segunda vida, o seu bios politikos. Agora cadacidadão pertence a duas ordens de existência; e há uma grandediferença em sua vida entre aquilo que lhe é próprio (idion) e oque é comum (koinon).”
A Condição Humana
Esfera Privada:  geração, manutenção e perpetuação da vida(labor; necessidades)
Esfera Pública: (pólis, política): liberados da luta pela vida(das necessidades da sobrevivência), os homens podem criaruma esfera comum (criação e manutenção de corpos políticos,modos de vida e linguagens públicas que não visamfundamentalmente – ainda que possam influenciar – a luta pelasobrevivência).
“o que distinguia esfera familiar era que nela oshomens viviam juntos por serem isso compelidos porsuas necessidades carências. força compulsiva era aprópria vida [...] vida, para sua manutençãoindividual sobrevivência da espécie, requer acompanhia de outros. fato de que manutençãoindividual  fosse tarefa do homem sobrevivênciada espécie fosse da mulher era tido como óbvio; eambas estas funções naturais, labor do homem nosuprimento de alimentos labor da mulher no parto,eram sujeitas à mesma premência da vida. Portanto, acomunidade natural do lar decorria da necessidade: eranecessidade que reinava sobre todas as atividadesexercidas no lar”
Condição Humana
“ A esfera da Pólis, ao contrário, era a esfera daliberdade, e se havia uma relação entre essas duas esferasera que a vitória sobre as necessidades da vida constituíaa condição natural para a liberdade na Pólis. A Políticanão podia, em circunstância alguma, ser um meio deproteger a sociedade; uma sociedade de fiéis, como naIdade Média ou uma sociedade de proprietários, comoem Locke ...
“A Pólis se diferenciava da família por somente conhecer‘iguais´, ao passo que a família era o centro da maissevera desigualdade. Ser livre significava ao mesmotempo não estar sujeito às necessidades da vida nem aocomando de outro. Não significava domínio, comotambém não significava submissão”
A Condição Humana
“O termo Público denota dois fenômenos intimamentecorrelatos, mas não perfeitamente idênticos
1.Significa, em primeiro lugar que tudo o que vem apúblico pode ser visto e ouvido por todos e tem a maiordivulgação possível. [por oposição ao ocultamento a quese submete a esfera privada]
2.Significa o próprio mundo, na medida em que é comum atodos nós e diferente do lugar que nos cabe dentro dele.Este mundo, contudo, não é idêntico à Terra ou àNatureza [...] Antes, tem a ver como artefato humano,com o produto de mãos humanas, com os negóciosrealizados entre os que, juntos, habitam o mundo feitopelo homem. Conviver no mundo significa ter um mundode coisas interposto entre os que nele habitam emcomum, como uma mesa se interpõe entre os que seassentam ao seu redor”
A Condição Humana
A diluição moderna das fronteirasentre as esfera pública e privada
Efêmero
Ocultamento
Próprio
Hierarquia
Durabilidade
Visibilidade
Comum
Igualdade
A Esfera Social
“A ascensão da administração caseira de suasatividades, seus problemas e recursosorganizacionais – do sombrio interior do lar para aluz da esfera pública não apenas diluiu a antigadivisão entre o privado e o político, mas tambémalterou o significado dos dois termos e a suaimportância para a vida do indivíduo e do cidadão,ao ponto de torná-los quase irreconhecíveis.”
A Condição Humana
A mais clara indicação de que a sociedade constitui aorganização pública do próprio processo vital talvez sejaencontrada no fato de que, em tempo relativamente curto,a nova esfera social transformou todas as comunidadesmodernas em sociedades de operários e de assalariados;em outra palavras, essas comunidades concentram-seimediatamente em torno da única atividade necessáriapara manter a vida – o labor (naturalmente, para que setenha uma sociedade de operários não é necessário quecada um dos seus membros seja um operário outrabalhador ... Basta que todos os seus membrosconsiderem o que fazem primordialmente como modo degarantir a própria subsistência e a vida de suas família).A sociedade é a forma na qual o fato da dependênciamútua em prol da subsistência, e de nada mais, adquireimportância pública ...”                       A Condição Humana