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Formação TIC no ensinosuperior
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Objecto daapresentação:Oferta e procura decursos TIC no EnsinoSuperior
Período de referencia:1997/1998 a2004/2005.
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Constituição da “área de formação TIC”:
Análise dos planos curriculares dos cursos
Extracção dos cursos com uma forte componente deformação nas TIC
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[agrega vários cursos dos diferentes grandes grupos queintegram Classificação Nacional de Áreas de Formação(aprovada pela Portaria n.º 316/2001, de de Abril)]
“área deformação TIC”
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Áreas científicas da CITE 1997, definidaspela Classificação Nacional de Áreas deFormação(aprovada pela Portaria n.º 316/2001, de2 de Abril)
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Códigos
Grandes Grupos
1
Educação
2
Artes e Humanidades
3
Ciências Sociais, Comércio e Direito
4
Ciências
5
Engenharia, Indústrias Transformadoras eConstrução
6
Agricultura
7
Saúde e Protecção Social
8
Serviços
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Variáveis consideradas
Pares estabelecimentos / curso
Vagas
Inscritos no 1º ano pela 1ª vez
Diplomados
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Paresestabelecimentos /curso
[Os pares estabelecimento/curso correspondem aonúmero de cursos do ensino superior para os quais foramfixadas vagas]
Disponibilização de cursos TIC (1997/1998 -2004/2005):
 Crescimento médio anual positivo (5,49%)
 Ensino público - crescimento médio anual de 8,02%
 Ensino não público - crescimento médio anual de1,57%.
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Vagas
[vagas fixadas para os concursos nacionais, locais einstitucionais de acesso ao ensino superior referem-se acursos de formação inicial, ou seja, cursos de bacharelato,preparatórios de licenciatura, bietápicos de licenciatura (1.ºciclo) licenciaturas]Vagas fixadas para “cursos TIC” (1997/1998 -2004/2005):
 Crescimento médio anual negativo (-0,35%)
 Ensino público - crescimento médio anual de 4,97%
 Ensino não público - crescimento médio anual de –6,99%.
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Inscritos no 1º ano pela1ª vez
[
Alunos inscritos pela 1ª vez no 1º ano nos seguintescursos: Bacharelato; Bietápico de licenciatura;Preparatórios de licenciatura; Licenciatura; Complementode formação científica pedagógica para educadores deinfância professores dos ensinos básico secundário;Qualificação para exercício de outras funçõeseducativas para educadores de infância professores dosensinos básico secundário; Complemento de formaçãoem enfermagem; Curso de estudos superioresespecializados (já extinto).
Fonte: DIMAS Inquérito Estatístico aos AlunosDiplomados Matriculados no Ensino Superior.
]
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Inscritos no 1º ano pela1ª vez(Continuação)
Inscritos no 1º ano pela 1ª vez em “cursos TIC”(1997/1998 - 2004/2005):
Crescimento médio anual positivo (1,22%)
 Ensino público - crescimento médio anual de2,88%
 Ensino não público - crescimento médio anual de6,54%.
Proporção de mulheres sempre inferior à dos homense aumento da diferença entre géneros ao longo dotempo
 Mulheres - crescimento anual médio -3,68%
 Homens - crescimento anual médio de 0,78%
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Diplomados
[
Os dados referentes diplomados reportam-se aosseguintes graus diplomas: Bacharel; Licenciado eDiploma de estudos superiores especializados (jáextinto).
Período de referência: 1997/1998 2003/2004
Fonte: DIMAS Inquérito Estatístico aos AlunosDiplomados Matriculados no Ensino Superior.
]
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Diplomados(Continuação)
Diplomados em “cursos TIC” (1997/1998 - 2003/2004):
Crescimento médio anual positivo (6,65%)
 Ensino público - crescimento médio anual de9,05%
 Ensino não público - crescimento médio anual de-0,31%.
Proporção de mulheres sempre inferior à dos homense aumento da diferença entre géneros ao longo dotempo
 Mulheres - crescimento anual médio -5,13%
 Homens - crescimento anual médio de 1,73%
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Daniel Ferreira
dferreira@oces.mctes.pt
Observatório da Ciência e doEnsino Superior
Rua das Praças, 13b, R/C
1200-765 LISBOA
www.oces.mctes.pt
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